sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Apresentação da Escola da Fé

DIOCESE DE SETÚBAL – ESCOLA DA FÉ
COMISSÃO CENTRAL DIOCESANA


APRESENTAÇÃO E FUNCIONAMENTO

O novo ciclo de estudos da Escola da Fé retoma a anterior estrutura organizada em três anos lectivos, tal como preconizado na Carta Pastoral de D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, datada de Janeiro de 2007, e todos os pressupostos, intuições e preceitos nela constantes, mas acrescenta-lhe no fim uma novidade: um tempo de formação complementar, com matérias que servirão para enriquecer e aprofundar, tanto teológica como culturalmente, a aprendizagem efectuada, nomeadamente no que diz respeito a proporcionar um olhar mais atento sobre a nossa própria e específica realidade diocesana.
Este tempo de formação complementar – cujo modo de estruturação final ainda está em estudo – inclui as matérias indicadas desde já no mapa de distribuição dos estudos, cujos objectivos e conteúdos a explorar estão também já definidos, mas poderá ainda incorporar outras disciplinas que se venham a verificar como necessárias no decurso destes três anos do ciclo.
Além disso, há ainda uma outra novidade: no fim de cada semestre, todos os pólos da Escola da Fé reunir-se-ão num só local, em princípio a um Sábado, para durante um dia inteiro se entregarem à oração e à formação em algumas matérias ligadas às necessidades mais práticas da vida quotidiana da comunidade cristã. Será o chamado «estudo monográfico».
Houve ainda alguns ajustes nos nomes, objectivos e conteúdos de algumas disciplinas, no sentido de proporcionar maior clareza nas matérias a abordar e de colmatar lacunas que se verificaram no anterior esquema; houve ainda a aposta na diferente articulação de alguns temas da teologia, de uma forma que nos pareceu mais lógica e abrangente. Concretamente:
- à sempre necessária reflexão sobre a Teologia Moral, que também se apresenta autonomizada de outras matérias de algum modo contíguas, quis-se juntar, em estudo monográfico, uma atenção às questões da bioética, que proporcionará a aplicação concreta das grandes bases morais a algumas questões prementes da actualidade;
- tendo faltado explicitamente a reflexão sobre o Espírito Santo no anterior esquema, optou-se por, numa solução de continuidade com a as disciplinas de «Mistério de Deus» e «Jesus Cristo», criar uma nova matéria, chamada «Espírito Santo e a Igreja», que retoma a perspectiva teológica na qual se olha a Igreja como o lugar em que o Espírito Divino inabita e em ordem à qual actua, mesmo quando age para lá dela; é olhar o Espírito e a Igreja na perspectiva do Símbolo dos Apóstolos;
- embora a reflexão sobre a Escatologia constasse já no anterior ciclo de estudos, entendeu-se por bem que a ela se agregasse o seu correlativo - lógico e teológico – que é a Protologia, a reflexão sobre «as coisas primeiras», a Criação, o que permitirá «cobrir» uma área pouco assinalada até agora, e que continua a suscitar dúvidas e questões a que urge dedicar alguma atenção;
- entendeu-se ainda por bem autonomizar as matérias da área da Teologia do Laicado (que será abordada em formação complementar) de modo a fazer ressaltar a sua importância como área de estudo e reflexão dos cristãos, bem merecedora de um sempre necessário aprofundamento neste mundo que nos coloca constantes desafios.

Para este novo ciclo da Escola da Fé, a leccionação será ministrada em cinco pólos, que se indicam de seguida, bem como aos seus locais e dias de funcionamento:

Almada e Caparica: Externato Frei Luís de Sousa – Quarta-feira
Barreiro/Moita e Montijo: Salão Paroquial da Moita – Quinta-feira
Seixal: Igreja Nova da Amora – Sexta-feira
Sesimbra/Palmela: Igreja de S. Lourenço de Azeitão – Quarta-feira
Setúbal: Igreja de NªSª Conceição – Quarta-feira

As aulas continuam a ter a duração de duas horas, em princípio das 21 às 23 horas do dia aprazado para a leccionação em cada pólo. As regras sobre o tipo de destinatários, condições de inscrição e certificação são as mesmas do anterior ciclo.

A seguir apresentam-se em detalhe as matérias a leccionar, distribuídas segundo os anos e semestres a que respeitam, bem como as disciplinas integrantes da formação complementar, a ministrar no fim do ciclo.
No sentido de unificar conteúdos e critérios nos cinco pólos, para cada uma se indicam os objectivos finais a atingir, bem como os conteúdos aprovados pela Comissão Central Diocesana. Está também indicada a bibliografia básica seleccionada por este serviço para cada disciplina, sendo que outras sugestões bibliográficas carecem de consulta prévia e aprovação antes do seu uso.




Setúbal, 24 de Setembro de 2009
Comissão Central Diocesana

Sem comentários:

Enviar um comentário