segunda-feira, 23 de março de 2015

Peregrinando no Conhecimento

“… em regra geral, o crescimento espiritual, não se alcança através dos livros ou dos conhecimentos, mas através das pessoas e dos seus testemunhos de vida. Assim se vê que não há contradição entre o crescimento intelectual e o espiritual, porque o homem é um ser racional que deve entender o que crê. Uma razão que ilumina a fé e uma fé que ilumina a razão, como nos lembrou insistentemente o papa Bento XVI.
Contudo, deveremos ter presente que, segundo o Cristianismo, a relação que está na base de tudo é pessoal e constituída pelo testemunho: só depois refletimos com o intelecto sobre o que experimentámos e que despertou um desejo de plenitude em nós.
A filosofia clássica, formula-o como fides quaerens intellectum [fé em busca do conhecimento], não o contrario.” ( Cardeal Muller- “A  esperança da família”)

Artigo de Pedro Peixoto- Pólo de Palmela –Sesimbra (março de 2015)



terça-feira, 3 de março de 2015


      Damos graças as Deus pelos trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre nos diferentes pólos da Escola da Fé, agradecendo a todos os que nele participaram.

      Chegamos ao segundo semestre com novas propostas de estudo  e aprofundamento. Que seja um tempo de enriquecimento e fortalecimento da nossa pertença a Jesus e à Sua Igreja, expresso num amor mais perfeito.

        Bons trabalhos!

A Comissão Diocesana.

2.º Semestre

Liturgia -Objectivos: conhecer e perceber o lugar primacial do culto divino, em Igreja, como participação na entrega do mundo e na oração de Cristo ao Pai, no Espírito Santo; conhecer e perceber a necessidade de uma participação individual, fervorosa e consciente, na oração colectiva da Igreja; apreender as noções básicas da história do Rito Latino, e apresentar brevemente os outros ritos litúrgicos e as notas das suas diferenças; conhecer de forma segura a estruturação actual do Ano Litúrgico e das características particulares de cada tempo, segundo a forma do Missal de Paulo VI.

Teologia Moral -Objectivos: conhecer os grandes temas da doutrina moral católica, como sinal que decorre da necessidade da conversão e da consonância dos actos próprios e dos actos sociais com as palavras e os gestos de Cristo e a forma efectiva da Tradição Apostólica.


                                               Início do 2.º Semestre  

                                            04 de Março de 2015

Interrupção na Páscoa -  25 de Março de 2015

Recomeço -  17 de Abril de 2015

Encerramento do Ano - 26 de Junho de 2015