sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Resposta a dúvidas sobre o funcionamento

Duração do Ciclo de Estudos: tal como está consignado na apresentação do novo esquema, publicada no Semanário Oficial «Notícias de Setúbal», o Ciclo de Estudos tem a duração de três anos, cada um dividido em dois semestres. Esclarecemos que a estrutura de cada semestre se compõe de duas disciplinas, cada uma com a carga horária indicativa de treze horas.

Estudo monográfico: O estudo monográfico não é mais uma disciplina a leccionar ao longo do semestre, já que, tal como está bem explícito na Apresentação, e graficamente apresentado em cor amarela na grelha publicada, consta de apenas um dia, no fim de cada semestre, no qual todos os pólos da Escola da Fé se reunirão, em local a anunciar, para receberem a formação prevista.

Formação Complementar: a formação complementar, que será ministrada no fim do Ciclo de Estudos de três anos, é uma formação opcional, que frequentará quem o desejar, livremente. A sua duração, carga horária, locais de funcionamento e extensão das matérias a leccionar estão ainda em estudo, prevendo-se que ao longo deste Ano Pastoral tudo fique definido.

Objectivos, conteúdos e bibliografia: os objectivos, conteúdos e a bibliografia para cada disciplina foram aprovados pelo Senhor Bispo de Setúbal, pelo que são obrigatórios e não meramente indicativos. Qualquer sugestão de alteração a qualquer destes elementos carece de autorização formal desta Comissão, depois de consultado o Bispo Diocesano.

Escolha dos professores: a escolha dos docentes está centralizada na Comissão Diocesana. O processo de indicação dos docentes será, em princípio, o seguinte: os padres de cada Vigararia onde funcionar um pólo da Escola da Fé sugerirão atempadamente a esta Comissão Central os nomes que gostariam que fossem convidados a leccionar nesse pólo. A Comissão, verificadas as prioridades, a conveniência e o equilíbrio pedagógico entre os diferentes pólos, e desde que nada obste, fará o convite formal a cada um dos nomes sugeridos. Só a partir deste convite formal se deve considerar o docente como aceite.

Ficha de inscrição e Propinas: será enviada aos Vigários Forâneos uma ficha-modelo para ser preenchida no início de cada ano, e que estes, como responsáveis pelas questões organizativas no pólo respectivo, farão chegar atempadamente aos participantes. Quanto à propina mensal, o montante mínimo mensal por pessoa nunca poderá ser inferior a cinco euros, podendo ser maior, desde que tal seja combinado pelos padres de cada pólo lectivo, tendo em conta as circunstâncias específicas de cada Vigararia e os gastos previsíveis. Recorda-se também que não devem ser excluídas pessoas que não possam suportar o montante acordado. No fim de cada Ano Pastoral, o montante remanescente, caso haja, deve ser entregue ao Vigário Forâneo, que o entregará a esta Comissão, que por sua vez o entregará ao Economato Diocesano, onde permanecerá em fundo especialmente destinado à Escola da Fé.

Comissão Local: cada pólo deverá ter uma Comissão Local da Escola da Fé, com membros escolhidos pelos padres da respectiva Vigararia. Esta Comissão é presidida pelo Vigário Forâneo, ou por outro sacerdote a quem os padres da Vigararia delegarem esta função, e deverá ser composta por um Secretário (que tem a função de registar faltas, canalizar conteúdos e requisitar o material eventualmente necessário ao funcionamento do pólo) e por um ecónomo (que receberá as propinas e procederá aos pagamentos que forem feitos a nível vicarial).

Avaliação: a avaliação, tal como já vinha acontecendo em ciclos anteriores, é de escolha livre do aluno. Se pretender apenas um certificado de frequência, este ser-lhe-á passado nas condições habituais; se pretender ser avaliado, então poderá sê-lo nas datas que esta Comissão escolher para esse efeito, em cada semestre. O exame será elaborado por esta Comissão, será único para todos os pólos da Escola da Fé, sendo a sua correcção da responsabilidade do docente de cada matéria.

Quadro das matérias a leccionar

PRIMEIRO ANO

I Semestre

Introdução à Sagrada Escritura e Antigo Testamento (13 horas)

Objectivos: saber utilizar a Bíblia e conhecer de forma segura algumas noções básicas sobre a história de Israel e dos textos bíblicos, bem como da inspiração e interpretação da SE em Igreja; conhecer as linhas mestras da organização dos escritos do AT, os temas neles transversais e recorrentes, bem como algumas figuras de maior destaque.

Conteúdos do Programa:
Aprender a utilizar a Sagrada Escritura (1)
História de Israel e da fixação do texto bíblico do AT (2)
Noção de Inspiração (1)
Noções sobre os Sentidos da Sagrada Escritura e sua interpretação (2)
Pentateuco (2)
Profetas (2)
Livros Históricos (2)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Concílio Ecuménico Vaticano II, Constituição Apostólica Dei Verbum;
Pontifícia Comissão Bíblica, a Interpretação da Sagrada Escritura na Igreja;


Mistério de Deus (13 horas)

Objectivos: conhecer de forma básica, mas segura, as noções exactas da doutrina católica sobre a Trindade Divina, com um maior aprofundamento sobre a Pessoa de Deus Pai, partindo do Símbolo dos Apóstolos e do Credo Niceno-Constantinopolitano, como resposta às questões e heresias que historicamente se levantaram acerca desta parte da teologia.

Conteúdos do Programa:
O que crê a Igreja acerca de Deus? (1)
Heresia: um desafio à doutrina e à vida da Igreja (1)
Ensinar a Doutrina Apostólica: nascimento dos Símbolos da Fé (1)
O Símbolo dos Apóstolos e as suas formulações acerca da Trindade e do Pai (3)
O Símbolo Niceno-Constantinopolitano e as suas formulações acerca da Trindade e do Pai (3)
Sistematização de noções: Uno e Trino (1)
Sistematização de noções: Deus Pai (1)
Sistematização de noções: Todo-Poderoso (1)
Sistematização de noções: Pericoresis (1)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Ratzinger, Joseph, Introdução ao Cristianismo;
Monográfico: Conservação e decoração de Igrejas

Objectivos: de forma simples, básica e prática, deixar normas e conselhos para todos os que de algum modo participam na decoração, abertura e vigilância de Igrejas, no que se refere à utilização dos elementos florais, às visitas, à segurança contra furtos, incêndios, inundações e outros sinistros.

Conteúdos do Programa:
Segurança das Igrejas: roubos, inundações, fogos, terramotos, tumultos
Decoração de Igrejas: flores, elementos têxteis, mobiliário, luzes, tintas
Fruição das Igrejas: sonorização, climatização, conservação de livros litúrgicos antigos, circuitos de visita, concertos

Bibliografia:
Instituto Português de Conservação e Restauro, Vademecum para o Património da Igreja


II Semestre

Fé e Revelação (13 horas)

Objectivos: conhecer e dominar de forma segura os conceitos fundamentais da Revelação Divina e da Tradição Apostólica e Eclesial, como forma de fundamentar a própria Fé e de a entender como participação na Missão confiada por Jesus Cristo aos seus discípulos de «ir, ensinar e baptizar».

Conteúdos do Programa:
O que é a Fé? (2)
Conceito de Revelação Divina (3)
Conceito de Tradição Apostólica (3)
Conceito de Dogma (1)
Conceito de Magistério (2)
Conceito de Missão e Apostolado (2)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;


História da Igreja (13 horas)

Objectivos: conhecer de forma básica a cronologia dos vinte séculos de vida da Igreja, e também, em grandes traços, focar certas épocas e temas fundamentais, para que se obtenha uma compreensão superior daquilo que a Igreja representa no meio do mundo, numa perspectiva não só teológica mas também humana.

Conteúdos do Programa:
Nascimento da Igreja – séc. I (1)
O tempo das perseguições – séc. II à Paz de Constantino (1)
Ecclesia Magna – de Constantino à queda de Roma (1)
Alta Idade Média – desde as invasões bárbaras a Carlos Magno (1)
Os séculos de ferro – desde a morte de Carlos Magno às Cruzadas (1)
Baixa Idade Média – da queda de Jerusalém à queda de Constantinopla (1)
Renascimento e crise – do pós-constantinopla ao pós-Concílio de Trento (1)
A Reforma católica e as Luzes – do pós-Trento ao Marquês de Pombal (1)
A modernidade – da Revolução Francesa à I Guerra Mundial (1)
Tempo de desafios – de 1918 ao Concílio Vaticano II (1)
Até ao Hoje – de 1965 a 2010 (1)
Igreja em Portugal desde a antiguidade aos nossos dias (2)

Bibliografia:
Orlandis, José, História Breve da Igreja
Oliveira, Pe. Miguel de, História da Igreja em Portugal


Monográfico: Comunicação Social – perceber e lidar

Objectivos: de forma simples, básica e prática, deixar normas e conselhos para o trato com os profissionais dos media a todos os que de algum modo participam no atendimento e no contacto exterior da comunidade ou serviço; pretende-se sensibilizar também para os ritmos e tipos de linguagem utilizados nesse meio, e dar ajudas práticas para uma estratégia simples e eficaz de comunicação com o exterior, sobretudo em momentos de crise ou polémica.

Conteúdos do Programa:
A linguagem e o estilo de cada medium
A comunicação da Igreja com os jornalistas
Comunicação de crise: como gerir informação

Bibliografia:
La Porte, José Maria, Introduzione alla comunicazione instituzionale della Chiesa



II Ano

I Semestre

Novo Testamento (13 horas)

Objectivos: saber utilizar e conhecer de forma segura algumas noções básicas sobre o contexto histórico no tempo da vida terrena de Jesus; conhecer as linhas mestras da escrita e da organização dos escritos do NT, e os temas neles transversais e recorrentes, bem como algumas figuras de maior destaque, como Paulo e Pedro, além do próprio Senhor Jesus.

Conteúdos do Programa:
Israel no tempo de Jesus (1)
História dos livros do Novo Testamento (1)
Jesus segundo os Evangelhos e outros documentos (1)
Os Apóstolos segundo os Evangelhos e outros documentos (1)
Paulo segundo os seus escritos e outros documentos (1)
Evangelhos: (2)
Actos dos Apóstolos (1)
Epístolas Paulinas (2)
Epístolas Católicas (1)
Apocalipse (1)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Associação de Cultura Bíblica, Vademecum para o leitor da Bíblia


Jesus Cristo (13 horas)

Objectivos: conhecer de forma básica, mas segura, as noções exactas da doutrina católica sobre a Pessoa de Jesus Cristo, partindo do Símbolo dos Apóstolos e do Credo Niceno-Constantinopolitano, como resposta às questões e heresias que historicamente se levantaram acerca desta parte da teologia.

Conteúdos do Programa:
O que crê a Igreja acerca de Jesus? (1)
O Símbolo dos Apóstolos e as suas formulações acerca da Pessoa do Filho (1)
O Símbolo Niceno-Constantinopolitano e as suas formulações acerca da Pessoa do Filho (1)
Sistematização de noções: Senhor (1)
Sistematização de noções: Unigénito, nascido do Pai «ante omnia saecula» (1)
Sistematização de noções: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro (1)
Sistematização de noções: Gerado, não criado, consubstancial ao Pai (1)
Sistematização de noções: por Ele todas as coisas foram feitas (1)
Sistematização de noções: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem (1)
Sistematização de noções: foi crucificado, padeceu, morreu e foi sepultado (1)
Sistematização de noções: ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras (1)
Sistematização de noções: e subiu aos céus (1)
Sistematização de noções: de novo há-de vir para julgar os vivos e os mortos, e o Seu reino não terá fim (1)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Ratzinger, Joseph, Introdução ao Cristianismo


Monográfico: Espiritualidade e Lectio Divina

Objectivos: apresentar algumas correntes, antigas e novas, da espiritualidade e oração católicas, e dominar de forma prática um dos diferentes métodos possíveis, o da Lectio Divina.

Conteúdos do Programa:
O que é a espiritualidade, e que relação com a oração e com a prática da caridade?
Apresentação de algumas correntes de espiritualidade fundamentais, medievais e modernas: franciscana, dominicana, carmelita, inaciana, salésia
Introdução ao método da Lectio Divina

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Introdução à Lectio Divina


II Semestre

Liturgia (13 horas)

Objectivos: conhecer e perceber o lugar primacial do culto divino, em Igreja, como participação na entrega do mundo e na oração de Cristo ao Pai, no Espírito Santo; conhecer e perceber a necessidade de uma participação individual, fervorosa e consciente, na oração colectiva da Igreja; apreender as noções básicas da história do Rito Latino, e apresentar brevemente os outros ritos litúrgicos e as notas das suas diferenças; conhecer de forma segura a estruturação actual do Ano Litúrgico e das características particulares de cada tempo, segundo a forma do Missal de Paulo VI.

Conteúdos do Programa:
Liturgia cristã: o que é e qual a sua necessidade? (1)
Liturgia comunitária e oração pessoal (1)
História do Rito Latino: (3)
Os outros Ritos e suas especificidades: Bizantino, Ambrosiano, Copta, Maronita, Etíope, Siríaco, Caldeu, Arménio e Georgiano (3)
Os Ritos peninsulares: Hispano-Moçárabe e Bracarense (1)
O Ano Litúrgico (3)

Bibliografia:
Concílio Vaticano II, Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium
Enchiridion dos documentos da Reforma Litúrgica
Introdução Geral ao Missal Romano


Teologia Moral e Bioética (13 horas)

Objectivos: conhecer de forma segura e exacta os grandes temas da doutrina moral católica, como sinal que decorre da necessidade da conversão e da consonância dos actos próprios e dos actos sociais com as palavras e os gestos de Cristo e a forma efectiva da Tradição Apostólica.

Conteúdos do Programa:
Os actos, gestos e palavras de Jesus (2)
Porquê uma Moral católica? (2)
Grandes temas de Moral Pessoal (5)
Grandes temas de Moral Social (4)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
João Paulo II, Veritatis Splendor


Monográfico: Questões de bioética

Objectivos: focar de forma especial, não relativista, os temas relacionados com a defesa da vida e da dignidade humana, e com a utilização de novos meios e técnicas no campo da biologia e da saúde.

Conteúdos do Programa:
Grandes temas de Bioética (3)
O desafio da dignidade humana (1)

Bibliografia:
Catecismo da Igreja Católica
Archer, Luís, Bioética, Editorial AO.
João Paulo II, Veritatis Splendor



III Ano

I Semestre

Sacramentos (13 horas)

Objectivos: dominar de forma básica, mas segura e exacta, a doutrina católica sobre cada um dos Sacramentos; conhecer sumariamente a história da sua celebração até aos nossos dias.

Conteúdos do Programa:
Noção de Sacramento e de sacramental; matéria e forma do Sacramento (1)
Baptismo (1)
Confirmação (1)
Eucaristia (1)
Penitência (1)
Unção dos Enfermos (1)
Ordem (1)
Matrimónio (1)
História da celebração do Baptismo e da Confirmação (1)
História da celebração da Eucaristia (1)
História da celebração da Penitência (1)
História da celebração da Ordem (1)

Bibliografia:Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Espírito Santo e a Igreja (13 horas)

Objectivos: conhecer de forma básica, mas segura, as noções exactas da doutrina católica sobre a Pessoa do Espírito Santo, partindo do Símbolo dos Apóstolos e do Credo Niceno-Constantinopolitano, como resposta às questões e heresias que historicamente se levantaram acerca desta parte da teologia; aprofundar e conhecer, de forma segura e exacta, a partir da noção da inabitação do Espírito Santo na Igreja, a eclesiologia católica.

Conteúdos do Programa:
O que crê a Igreja acerca do Espírito Santo? (1)
O Símbolo dos Apóstolos e as suas formulações acerca do Espírito Santo (1)
O Símbolo Niceno-Constantinopolitano e as suas formulações acerca do Espírito Santo (1)
Sistematização de noções: Senhor que dá a vida (1)
Sistematização de noções: Procede do Pai e do Filho (1)
Sistematização de noções: Ele que falou pelos profetas (1)
O Espírito Santo, «alma» da Igreja e de tudo o que ela realiza: (2)
Sistematização de noções: a Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica (4)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Jubileu do Ano 2000, O Espírito Santo


Monográfico: Direito Canónico e vida em Igreja

Objectivos: perceber de forma simples a necessidade do Direito na vida eclesial; conhecer algumas noções canónicas básicas; conhecer de forma prática, sobretudo para aqueles que ajudam ao acolhimento em cartório ou às preparações sacramentais, as normas aplicáveis aos casos mais frequentes.

Conteúdos do Programa:
Necessidade do Direito na Igreja; aplicações do direito
Normas relativas ao Baptismo e Crisma
Normas relativas ao Matrimónio

Bibliografia:Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Código de Direito Canónico


II Semestre

Protologia e Escatologia (13 horas)

Objectivos: conhecer com exactidão a doutrina católica sobre a Criação e sobre os Novíssimos; aprofundar alguns conceitos menos claros, sobretudo a partir dos livros de Génesis, Apocalipse, Daniel e das outras passagens apropriadas; conhecer e desmontar os erros mais divulgados de algumas seitas apocalípticas e milenaristas.

Conteúdos do Programa:
Os onze primeiros capítulos do Génesis: relação entre a ciência e a fé (2)
O Pecado Original: queda, concupiscência, redenção (2)
Os Novíssimos: Morte, Juízo, Inferno, Paraíso (2)
A Ressurreição da Carne (1)
A Vida Eterna (1)
Literatura Apocalíptica: Livro de Daniel, Evangelhos, Apocalipse (2)
Seitas apocalípticas e suas doutrinas milenaristas (2)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;


Doutrina Social da Igreja (13 horas)

Objectivos: conhecer basicamente a história da Doutrina Social da Igreja, e seus principais formuladores; apresentar alguns documentos mais importantes; dominar de forma exacta os conceitos basilares da doutrina católica sobre as questões sociais; saber discernir e aplicar de forma prática em alguns casos essa doutrina.

Conteúdos do Programa:
Doutrina Social da Igreja: o que é? Sua necessidade (1)
História da Doutrina Social da Igreja; principais documentos (1)
Direitos Humanos (1)
Princípio da Justiça (1)
Princípio da Proporcionalidade (1)
Princípio da Subsidiariedade (1)
O Trabalho (1)
A Propriedade (1)
A Liberdade de Expressão (1)
O Respeito pelo ser humano (1)
O Respeito pela Criação (1)

Bibliografia:
Sagrada Escritura (em versão aprovada);
Catecismo da Igreja Católica;
Compêndio da Doutrina Social da Igreja
Bento XVI, Caritas in Veritate


Monográfico: Teologia do Laicado

Objectivos: de forma muito prática, fomentar o conhecimento teológico básico sobre as verdadeiras missões dos leigos na Igreja Universal e na Igreja de Setúbal, bem como alguns critérios de discernimento sobre o perfil necessário para bem desempenhar determinada missão.

Conteúdos do Programa:
A Participação Baptismal no tríplice múnus de Cristo
Normas próprias da Diocese de Setúbal relativas ao apostolado dos leigos
Apostolado laical: noção, função na Igreja e modos de o exercer
Ministérios laicais litúrgicos
Perfil e funções dos membros dos Conselhos Económicos (diocesanos e paroquiais)
Perfil e funções dos membros dos Conselhos Pastorais (diocesanos e paroquiais)
Os desafios da presença na Política, nas Organizações Sócio-caritativas e em Associações Culturais

Bibliografia:
Catecismo da Igreja Católica
Colectânea de Normas e Estatutos da Diocese de Setúbal
Código de Direito Canónico
Paulo VI, Carta Apostólica «Ministeria Quaedam»



PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR


Escritos da Patrística (13 horas)

Objectivos: conhecer de forma simples a história e a importância para a vida da Igreja dos escritos dos Santos Padres e dos escritores eclesiásticos antigos, e aprender a lê-los; conhecer alguns pormenores da vida e da doutrina de alguns dos mais destacados, e também os que escreveram na área do que é hoje Portugal; relevar alguns temas mais marcantes e transversais a todos eles; apresentar a doutrina da Igreja acerca dos livros ditos apócrifos.

Conteúdos do Programa:
Lugar da Patrística na Vida da Igreja (1)
Padres Apostólicos (1)
Padres Apologistas (1)
Escolas de Antioquia e Alexandria (1)
Capadócia: Basílio, Gregório de Nissa, Gregório Nazianzeno (1)
Cartago: Cipriano e Agostinho (1)
Itália: Ambrósio, Eusébio e Leão Magno (1)
Bizâncio: Crisóstomo e Germano (1)
Síria: Efrém e João Damasceno (1)
Egipto: Atanásio e Cirilo (1)
Gália: Ireneu e Hilário (1)
Hispânia: Martinho de Dume e Isidoro de Sevilha (1)

Bibliografia:
Padovese, Luca, Introdução à Teologia Patrística, Loyola
Sousa, Pe. Pio Gonçalo Alves de Sousa, Patrologia Galaico-Portuguesa




A Arte e a Igreja (13 horas)

Objectivos: conhecer a perfeita adequação da arte humana ao culto e ao louvor a Deus, Suma Beleza; reconhecer alguns estilos artísticos e suas épocas, sobretudo os mais presentes nas nossas Igrejas; aprender a conhecer alguma semiótica sacra; ressalvar algumas obras artísticas mais relevantes na área da Diocese.

Conteúdos do Programa:
Deus, a Suprema Beleza; o louvor a Deus pela arte (1)
O Visigótico (1)
O Românico (1)
O Gótico (1)
O Renascença (1)
O Barroco (1)
Os Neo-qualquer-coisa (1)
Modernidade: séculos XX e XXI (1)
Os símbolos cristãos (2)
Tesouros da Diocese de Setúbal (2)

Bibliografia:
Dicionário de Símbolos, Paulus
Breve História da Arte


Formas de vida consagrada (13 horas)

Objectivos: de uma forma básica, aprender a conhecer algumas formas, históricas e actuais, da vida consagrada, e a sua importância para a vida da Igreja de Jesus Cristo, sobretudo aquelas que estiveram ou estão presentes no território da Diocese.

Conteúdos do Programa:
Fundamentos da Vida Consagrada: porquê a consagração? As Regras e as Constituições (3)
Formas de vida consagrada: monaquismo, mendicantes, militares, femininas, de apostolado, missionárias, comunidades novas (6)
Vida consagrada na Diocese (4)

Bibliografia:
Catecismo da Igreja Católica
Ordens Religiosas em Portugal: das Origens a Trento, Livros Horizonte


História da Igreja em Setúbal (13 horas)

Objectivos: conhecer, de forma básica, a cronologia da vida da Igreja no território que é hoje a Diocese de Setúbal, desde a primeira cristianização até aos nossos dias, bem como algumas figuras e factos mais marcantes.

Conteúdos do Programa:
Das Origens à invasão dos bárbaros (1)
Dos Bárbaros à invasão muçulmana (1)
De 711 até 1147 (1)
Da conquista de Lisboa à Conquista definitiva de Alcácer do Sal (1)
Primeiras Paróquias e seus limites na I Dinastia (1)
A Ordem de Santiago (1)
Divisão Paroquial até 1580 (1)
Vida religiosa no território da Diocese (1)
Divisão Paroquial até 1755 (1)
Outros Centros de espiritualidade na Península de Setúbal: Santuários e Capelas (1).
Divisão paroquial até aos dias de hoje (1)
Figuras marcantes de Setúbal (1)

Bibliografia:
Santos, Pe. Carlos Russo, A Ordem de Santiago e o Papado no Mestrado de D. Jorge de Lencastre
Santos, Pe. Carlos Russo, Nossa Senhora da Anunciada na história e devoção de Setúbal
Alves, Pe. Carlos Fernando Póvoa, Alhos Vedros


Tradições e religiosidade (13 horas)

Objectivos: conhecer, de forma sumária, as grandes linhas da doutrina católica sobre as tradições e religiosidades populares; aprofundar de forma crítica alguns usos e costumes nacionais; conhecer as tradições populares religiosas específicas da nossa Diocese.

Conteúdos do Programa:
A Religiosidade popular: aspectos constitutivos (1)
Rejeição ou laxismo? (1)
Propostas da Igreja ao longo dos tempos (1)
Propostas actuais da Igreja (1)
Religiosidade Popular Portuguesa: tempos litúrgicos, romarias, procissões, superstições (4)
Religiosidade e Tradições populares da Diocese: Círios, peregrinações, festas, procissões (4)

Bibliografia:
Directório sobre a Religiosidade Popular
O Caminho de Santiago
Pato, Heitor Baptista, Nossa Senhora do Cabo. Um culto nas terras do fim.
Santos, Pe. Carlos Russo, Nossa Senhora da Anunciada na história e devoção de Setúbal


Mariologia (13 horas)
Objectivos: conhecer, de forma sumária mas segura, a doutrina da Igreja sobre a Virgem Maria, integrando-a, na perspectiva conciliar, na vida e missão da Igreja como sua imagem perfeita e já completa, e sobre qual o seu lugar na história da Salvação. Proporcionar, nesse sentido, conhecimento e reflexão sobre os dogmas marianos e sobre as principais características da veneração que lhe é tributada.

Conteúdos do Programa:
A Virgem Maria: dados biográficos e bíblicos (1)
Maria, a pobre discípula do Senhor (1)
Maria, a intercessora (1)
Maria, a Mãe das Dores (1)
Maria, a Mãe da Igreja (1)
Maria, a Cheia do Espírito (1)
Maria, imagem da Igreja (1)
A Imaculada Conceição (1)
A Virgindade Perpétua (1)
A Assunção Corporal (1)
As Ladainhas Lauretanas (1)
Maria e Setúbal (1)

Bibliografia:
Sagrada Escritura em versão aprovada
Catecismo da Igreja Católica

Apresentação da Escola da Fé

DIOCESE DE SETÚBAL – ESCOLA DA FÉ
COMISSÃO CENTRAL DIOCESANA


APRESENTAÇÃO E FUNCIONAMENTO

O novo ciclo de estudos da Escola da Fé retoma a anterior estrutura organizada em três anos lectivos, tal como preconizado na Carta Pastoral de D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, datada de Janeiro de 2007, e todos os pressupostos, intuições e preceitos nela constantes, mas acrescenta-lhe no fim uma novidade: um tempo de formação complementar, com matérias que servirão para enriquecer e aprofundar, tanto teológica como culturalmente, a aprendizagem efectuada, nomeadamente no que diz respeito a proporcionar um olhar mais atento sobre a nossa própria e específica realidade diocesana.
Este tempo de formação complementar – cujo modo de estruturação final ainda está em estudo – inclui as matérias indicadas desde já no mapa de distribuição dos estudos, cujos objectivos e conteúdos a explorar estão também já definidos, mas poderá ainda incorporar outras disciplinas que se venham a verificar como necessárias no decurso destes três anos do ciclo.
Além disso, há ainda uma outra novidade: no fim de cada semestre, todos os pólos da Escola da Fé reunir-se-ão num só local, em princípio a um Sábado, para durante um dia inteiro se entregarem à oração e à formação em algumas matérias ligadas às necessidades mais práticas da vida quotidiana da comunidade cristã. Será o chamado «estudo monográfico».
Houve ainda alguns ajustes nos nomes, objectivos e conteúdos de algumas disciplinas, no sentido de proporcionar maior clareza nas matérias a abordar e de colmatar lacunas que se verificaram no anterior esquema; houve ainda a aposta na diferente articulação de alguns temas da teologia, de uma forma que nos pareceu mais lógica e abrangente. Concretamente:
- à sempre necessária reflexão sobre a Teologia Moral, que também se apresenta autonomizada de outras matérias de algum modo contíguas, quis-se juntar, em estudo monográfico, uma atenção às questões da bioética, que proporcionará a aplicação concreta das grandes bases morais a algumas questões prementes da actualidade;
- tendo faltado explicitamente a reflexão sobre o Espírito Santo no anterior esquema, optou-se por, numa solução de continuidade com a as disciplinas de «Mistério de Deus» e «Jesus Cristo», criar uma nova matéria, chamada «Espírito Santo e a Igreja», que retoma a perspectiva teológica na qual se olha a Igreja como o lugar em que o Espírito Divino inabita e em ordem à qual actua, mesmo quando age para lá dela; é olhar o Espírito e a Igreja na perspectiva do Símbolo dos Apóstolos;
- embora a reflexão sobre a Escatologia constasse já no anterior ciclo de estudos, entendeu-se por bem que a ela se agregasse o seu correlativo - lógico e teológico – que é a Protologia, a reflexão sobre «as coisas primeiras», a Criação, o que permitirá «cobrir» uma área pouco assinalada até agora, e que continua a suscitar dúvidas e questões a que urge dedicar alguma atenção;
- entendeu-se ainda por bem autonomizar as matérias da área da Teologia do Laicado (que será abordada em formação complementar) de modo a fazer ressaltar a sua importância como área de estudo e reflexão dos cristãos, bem merecedora de um sempre necessário aprofundamento neste mundo que nos coloca constantes desafios.

Para este novo ciclo da Escola da Fé, a leccionação será ministrada em cinco pólos, que se indicam de seguida, bem como aos seus locais e dias de funcionamento:

Almada e Caparica: Externato Frei Luís de Sousa – Quarta-feira
Barreiro/Moita e Montijo: Salão Paroquial da Moita – Quinta-feira
Seixal: Igreja Nova da Amora – Sexta-feira
Sesimbra/Palmela: Igreja de S. Lourenço de Azeitão – Quarta-feira
Setúbal: Igreja de NªSª Conceição – Quarta-feira

As aulas continuam a ter a duração de duas horas, em princípio das 21 às 23 horas do dia aprazado para a leccionação em cada pólo. As regras sobre o tipo de destinatários, condições de inscrição e certificação são as mesmas do anterior ciclo.

A seguir apresentam-se em detalhe as matérias a leccionar, distribuídas segundo os anos e semestres a que respeitam, bem como as disciplinas integrantes da formação complementar, a ministrar no fim do ciclo.
No sentido de unificar conteúdos e critérios nos cinco pólos, para cada uma se indicam os objectivos finais a atingir, bem como os conteúdos aprovados pela Comissão Central Diocesana. Está também indicada a bibliografia básica seleccionada por este serviço para cada disciplina, sendo que outras sugestões bibliográficas carecem de consulta prévia e aprovação antes do seu uso.




Setúbal, 24 de Setembro de 2009
Comissão Central Diocesana